Conheça o laboratório
ECOPESCA

O Laboratório ECOPESCA – Biologia do Nécton e Ecologia Pesqueira iniciou suas atividades no ano de 2000, no Departamento de Biologia Marinha, no campus do Valonguinho da UFF, durante a execução do projeto “Mecanismos Reguladores da Produção Pesqueira na Região Costeira de Itaipu”, financiado pelo PADCT e FAPERJ.
Sua estrutura física, no entanto, só ficou disponível em 2001, quando uma cantina desativada foi reformada para abrigar, em uma área de 45 m², os escritórios, sala de coleção e um laboratório para o processamento de amostras provenientes dos diferentes projetos nos quais o laboratório participou ou coordenou. Alunos de Graduação, Mestrado e Doutorado desenvolveram suas pesquisas abordando a biologia e ecologia de peixes costeiros e recifais, produção pesqueira, biologia populacional e história de vida de espécies de interesse para a pesca. Ao longo desses anos, o laboratório recebeu apoio de agências financiadoras de projetos como CAPES, CNPq, FAPERJ, FUNBIO e Petrobras Socioambiental.
Enquanto o antigo laboratório do Valonguinho continua abrigando o acervo e todo o material de educação ambiental e mobilização popular, a nova sede do ECOPESCA, localizada no Instituto de Biologia, no campus Gragoatá, é composta por três gabinetes, uma sala multiuso e um amplo laboratório para o processamento de amostras biológicas, que compõem a estrutura física principal do laboratório. Dentre os equipamentos disponíveis para suas pesquisas, o ECOPESCA possui diversos computadores, duas sondas oceanográficas multiparâmetros, redes variadas para amostragem e duas embarcações.
Ao longo desses 24 anos de existência, o Laboratório ECOPESCA desenvolveu estudos que subsidiaram a criação da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, bem como diversas outras ações voltadas para o manejo e conservação dos recursos pesqueiros. O laboratório também foi o berço do Projeto Aruanã – Tartarugas da Guanabara, que hoje é gerido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais Littoralis, instituição do terceiro setor formada, em sua maioria, por ex-alunos deste laboratório.
